Pacôme Thiellement: “Nas redes sociais, somos como pequenos bilionários do afeto”
Na origem de “Infernet”, programa de miscelânea
digital proposto no site de notícias Blast, o ensaísta fala-nos, à luz dessas
tragédias, sobre nossa a relação com as redes sociais em tudo que elas possam
ter de mais sombrio. (…).
Encontramos Pacôme Thiellement na esplanada do seu café
favorito em Paris. De barba farta e cachimbo no canto da boca, o ensaísta e
cineasta recebe-nos com uma gargalhada dionisíaca e um chá verde. No burburinho
da capital, da qual conhece todas as sombras do submundo por ter publicado em
setembro de 2022 um guia quase oculto da cidade (Paris des profondeurs,
editado por Seuil), ele fala-nos de Infernet, o programa que pensou para
Blast, média de notícias online de Denis Robert. Como um Pierre Bellemare da
era digital, Pacôme relata numa série de vídeos doze factos diversos (às vezes
sórdidos, muitas vezes tristes de chorar), que marcaram a geração da internet
com, implicitamente, essa ideia subjacente de que esses destinos trágicos dizem
algo sobre a nossa relação com as redes sociais e as fraturas que nos
atravessam.
Do assassinato da influenciadora Gabby Petito à morte
não resolvida de Elisa Lam num reservatório de água no telhado de um
hotel decadente, da vida ectoplásmica de Marina Joyce ao suicídio de Conrad
Roy, levado ao ato por uma namorada virtual, mas muito real , todas estas
histórias falam ocamente, conta-nos o autor, da solidão e da busca desesperada
pela felicidade, face à existência da rede social, este vórtice de onde nunca
saímos. Exegeta de objetos da cultura pop, de Twin Peaks a Frank Zappa,
Thiellement desvenda essas histórias muitas vezes criminosas como um detetive
do invisível. “O escritor sempre ouve coisas que não estão presentes”,
repete Bret Easton Ellis em Les Éclats, seu último romance.
Fonte: Les Inrockuptibles, 27 de abril de 2023
Foto: Alena Zenina, uma performer ucraniana, que
empenha os seus três órgãos genitais e todas as suas zonas sexuais na sua criação
artística para a webcam. Sendo a webcam o cinzel, o pincel, a pena de pato, para
a criação de Arte na era moderna.
Comentários
Enviar um comentário