Leoa no Kansas desenvolve juba

Mamonas Assassinas – Mundo animal

No mundo animal ixéste muita putaria

Por exemplo, os cachorro

Que come a própria mãe, sua irmã e suas tias

Eles ficam grudados de quatro se amando

Em plena luz do dia

Aconteceu uma coisa rara no Zoológico de Topeka. Zuri, uma leoa adulta desenvolveu uma juba.

Uma leoa desenvolver uma juba é um fenómeno extremamente raro, embora não único. Em 2011, os guardas do Jardim Zoológico Nacional da África do Sul repararam que Emma, uma leoa cativa, tinha desenvolvido uma juba. A sua transformação foi seguida até um problema de ovário, que levou a altos níveis de testosterona. Após uma operação, ela regressou a formas mais femininas.

Em 2016, investigadores no Botswana observaram cinco leoas que geraram jubas e começaram a agir como machos, rugindo e até mesmo montando outras fêmeas. Os cientistas supuseram que estas leoas também sofriam um influxo de testosterona.

Enquanto algumas das leoas-guará foram observadas a acasalar, nenhuma delas ficou grávida, sugerindo que são inférteis”, disse Kathleen Alexander, uma cientista da vida selvagem que trabalha em África há mais de 20 anos, citada pelo “Inhabitat”, acrescentando que “as mudanças de comportamento sugerem que este é provavelmente o caso”.

Mas o que é que se passa com Zuri? Porque é que esta leoa de Kansan assumiu um novo género? É ela o rei ou rainha da selva, ou precisa de um novo pronome? E a sua juba vai permanecer, ou a sua fluidez de género vai continuar a evoluir? Shanna Simpson, uma curadora de animais no Zoológico e Centro de Conservação de Topeka, partilhou os seus conhecimentos e teorias com “Inhabitat”.

Porque acha que o Zuri cresceu uma juba?

Simpson: O pelo em excesso começou a crescer à volta da cabeça da Zuri após a morte do único leão macho, Avus, em outubro de 2020. Cerca de um a dois meses mais tarde, Zuri também começou a desenvolver manchas mais longas de pelo à volta da sua nuca. Acreditamos que ela está a assumir o seu papel de protetora porque o objetivo da juba é proteger o pescoço dos leões dos atacantes. Globalmente, acreditamos que Zuri pode estar a assumir um “papel protetor” para ela e para a sua irmã.

Como é que o seu comportamento mudou?

Simpson: Nos dias após a morte de Avus, notámos um comportamento invulgar em Zuri e na sua irmã, Asante. Elas estavam mais nervosas e não comiam tanto. Isto durou apenas alguns dias enquanto se instalavam na sua nova rotina sem Avus. No entanto, Zuri sempre teve uma personalidade forte e geriu tudo mais ou menos, mesmo quando Avus estava por perto. Ela é uma fêmea muito dominante. Sempre foi e está mais ou menos no comando. Ela é a mais fetichista. Zuri e Asante voltaram desde então à sua vida normal e têm vindo a prosperar pela sua idade avançada.

Quantos leões estão no jardim zoológico e como é que os outros estão a reagir a Zuri?

Simpson: Zuri e a sua irmã Asante, da mesma idade, chegaram ao Jardim Zoológico de Topeka em 2006 e são atualmente os únicos membros da sua espécie que lá se encontram.

Vai ter outro leão macho?

Simpson: Acabaremos por conseguir um leão macho. É difícil prever como é que a Zuri irá responder. Pode ser uma de duas maneiras: Zuri aceita o novo macho e possivelmente perde a juba, ou desafiará o macho. Aconteça o que acontecer, providenciaremos o melhor bem-estar que pudermos e deixá-los-emos ditar como querem instalar-se.

A juba de Zuri tem atraído mais visitantes do jardim zoológico?

Simpson: A Zuri os outros leões sempre foram os favoritos no Topeka Zoo e Centro de Conservação. Os zoo-regulares confundiram recentemente a Zuri com um novo leão macho. Poder-se-ia dizer que Zuri é a conversa da cidade!

Que mais devem os leitores saber sobre Zuri e os leões?

Simpson: Os leões são os únicos grandes felinos conhecidos a formar estruturas sociais únicas. As fêmeas fazem a maior parte da caça e cuidam das crias, enquanto o principal trabalho dos machos é manter os rivais afastados e proteger o orgulho.

Este fenómeno de crescimento é extremamente raro. Contudo, foi documentado no Zoológico de Oklahoma City e no Zoológico de Cameron Park, bem como na Reserva de Caça de Moremi no Botswana, onde cinco leoas selvagens foram reportadas com os machos.

Além de ser bonito, a nova juba de Zuri não parece ser um sinal de quaisquer problemas de saúde. Os leões na natureza vivem tipicamente apenas por volta dos 10 a 11 anos de idade, enquanto a idade média para os cativos é de cerca de 14,5 anos. Tanto Zuri como a sua irmã têm 18,5 anos de idade.

Fonte: Greensavers, 4 de novembro de 2022

Na era moderna algo idêntico sucede na espécie humana, fanchonas e viragos assumem o seu lugar de direito, expulsando os menos aptos; isto é, os homens, exauridos de utilidade pelo aperfeiçoamento e sofisticação dos dildos e a criação de embriões sem necessidade de óvulos ou espermatozoides.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teeners from Holland

"Estrutura do fait-divers", Roland Barthes, em Ensaios Críticos (1964)

Retificar o passado aperfeiçoa o presente