Ballade de la grosse Margot




Se j'aime et sers la belle de bon hait.
M'en devez-vous tenir ne vil ne sot?
Elle a en soi des biens à fin souhait.
Pour son amour ceins bouclier et passot;
Quand viennent gens, je cours et happe un pot,
Au vin m'en vois, sans démener grand bruit;
Je leur tends eau, fromage, pain et fruit.
S'ils payent bien, je leur dis que " bien stat;
Retournez ci, quand vous serez en ruit,
En ce bordeau où tenons notre état."

Mais adoncques il y a grand déhait
Quand sans argent s'en vient coucher Margot;
Voir ne la puis, mon coeur à mort la hait.
Sa robe prends, demi-ceint et surcot,
Si lui jure qu'il tendra pour l'écot.
Par les côtés se prend cet Antéchrist,
Crie et jure par la mort Jésus-Christ
Que non fera. Lors empoigne un éclat;
Dessus son nez lui en fais un écrit,
En ce bordeau où tenons notre état.

Puis paix se fait et me fait un gros pet,
Plus enflé qu'un velimeux escarbot.
Riant, m'assied son poing sur mon sommet,
" Go! go! " me dit, et me fiert le jambot.
Tous deux ivres, dormons comme un sabot.
Et au réveil, quand le ventre lui bruit,
Monte sur moi que ne gâte son fruit.
Sous elle geins, plus qu'un ais me fais plat,
De paillarder tout elle me détruit,
En ce bordeau où tenons notre état.

Vente, grêle, gèle, j'ai mon pain cuit.
Ie suis paillard, la paillarde me suit.
Lequel vaut mieux? Chacun bien s'entresuit.
L'un l'autre vaut ; c'est à mau rat mau chat.
Ordure aimons, ordure nous assuit ;
Nous défuyons honneur, il nous défuit,
En ce bordeau où tenons notre état.

François Villon

Villon é um autor multifacetado que alimentou muitas ideias feitas em torno da sua pessoa. Estudante, ladrão, bon vivant e bandido, é visto como de baixa condição social e, portanto, sem instrução. Esta ideia feita é tanto mais desenvolvida pelo interesse que suscitou no século XIX e pela sua comparação com a figura do poeta maldito que então surgiu. A sua poesia era, portanto, vista como gordurosa, vulgar e simples, cujos temas são a crítica satírica, a misoginia e a propensão ao sexo e ao álcool. A imagem que lhe é atribuída é comparável à de Rutebeuf, um autor do século XIII conhecido pela sua baixa condição e as suas críticas virulentas aos grandes do seu tempo.

(…).

As mulheres mitológicas que normalmente eram famosas pela sua beleza tornam-se perigosas e os homens conhecidos pela sua bravura são na verdade idiotas e cobardes. Uma segunda figura feminina chave no Testament é a da prostituta. Villon nunca critica duramente essas personagens, porque, na verdade, tem um grande respeito por elas. As únicas mulheres que querem amá-lo, as prostitutas, estão onipresentes na sua obra por serem do mesmo nível social do autor. Essas características são muito palpáveis ​​em “La ballade de la Grosse Margot”. O título anuncia o tom satírico desta vez do fabliau e da farsa já que Margot é um nome típico da prostituta medieval. Esta balada encontra-se na fração dos legados que Villon fez às mulheres de Paris.

Fonte: l’Academicus Neo Lovaniensis Ordo

Foto: da obra cinematográfica “Julz Gotti fucking in the kitchen with her big natural tits” (2018).

Julz Gotti, 1,60 m, 66 kg, 91-66-107, sapatos 37 ½, olhos castanhos, cabelos pretos, nascida a 20 de julho de 1999 em Fort Lauderdale, Florida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teeners from Holland

"Estrutura do fait-divers", Roland Barthes, em Ensaios Críticos (1964)

Retificar o passado aperfeiçoa o presente