Da geração e da corrupção

Claudia Cardinale nasceu em 15 de abril de 1938 em Tunes. Na foto, ela posa com a mãe, a irmã Blanche (à esquerda) e o irmão Bruno na praia de Tunes, cidade onde morou até os dezasseis anos.







“Em matéria de coisas sujeitas à geração e corrupção é necessário pressupor dimensões indefinidas antes da receção da forma substancial. Consequentemente, a divisão que se faz segundo essas dimensões pertence propriamente à matéria. Mas a quantidade completa e definida vem à matéria depois da forma substancial; portanto, a divisão que se faz em relação a uma quantidade determinada diz respeito à espécie, especialmente quando a posição determinada das partes pertence à essência da espécie, como no corpo humano.”

“Suma teológica”, São Tomás de Aquino

Nas sociedades diligentes na proteção das crianças, só o despedimento sumário e flagelação pública no pelourinho, ou empalamento à entrada das cidades, seria a recompensa merecida pelas Comissões de Proteção, quando nada fazem contra a corrupção do corpo, quando as crianças são engolfadas sob camadas de rugas e pele deteriorada, com o mal terrible que arrasou a Claudia Cardinale

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teeners from Holland

"Estrutura do fait-divers", Roland Barthes, em Ensaios Críticos (1964)

Retificar o passado aperfeiçoa o presente