Tumblr

 

A tecnologia atual possibilita a implantação do fascismo, o regime autenticamente popular, desta vez melhorando-o, retirando a violência explícita do passado, substituindo-a pela construção do indivíduo. Neste ressurgimento, as redes sociais desempenham o papel dos camisas castanhas, a sua indignação são as cacetadas e montras partidas do ambiente pré-eleição de Adolf Hitler.

Por isso, as empresas, como o Tumblr, investem muito talento em orientar a opinião, e… a visão. Na imagem de Violet Summers, de um vídeo de poucos segundos de um único plano, os dedos dos pés são entesaduras vaginas ou chupantes mamilos, que violam os Termos de Uso da empresa americana. Serem ou não serem mamilos ou vaginas não importa. 

O importante é a delegação, em empresas privadas, de poder discricionário para aplicar censura, para definir o que é e o que não é, o que se pode ver ou não, o que se pode ler ou não. Mantendo sempre a fachada democrática de que o utilizador tem direito de recorrer ou procurar justiça em tribunal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teeners from Holland

"Estrutura do fait-divers", Roland Barthes, em Ensaios Críticos (1964)

Retificar o passado aperfeiçoa o presente